Delegacia de Polícia Civil - Rua Dom Pio de Freitas, 577 - CEP 89295-000 - Tel. (47) 3644-3722 - Rio Negrinho/SC

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rio Negrinho tem nova Delegacia de Polícia Civil

Rio Negrinho- A Polícia Civil inaugurou nova sede de Delegacia em Rio Negrinho, nesta quinta-feira (7), às 15h, na Rua Dom Pio de Freitas, n.º 577, no Centro do município.

O prédio novo conta com 600 m² de área útil, divididos em 22 salas que foram projetadas para o uso de dois gabinetes para os Delegados de Polícia, uma sala de foto, um cartório de atendimento especial, uma sala de identificação, duas salas e arquivos para a Divisão de Trânsito, uma sala para plantão Policial, uma sala para investigação, três cartórios criminais, um cartório distribuidor, um cartório de Termo Circunstanciado, duas copas, dois alojamentos (feminino e masculino), um espaço para arquivos, uma sala de objetos apreendidos e uma sala para a Polícia Militar.

Ainda o prédio possui um espaço para ficar o detento, enquanto o flagrante estiver sendo lavrado, nove sanitários, sistema de monitoramente com captação e gravação de imagens 24 horas e climatização em todas as salas de uso permanente área de espera.

A Delegacia tem um efetivo de 22 funcionários, sendo dois Delegados de Polícia, oito Agentes de Polícia, três escrivães, quatro contratados, um cedido pela Prefeitura e quatro estagiários.

Hoje a Delegacia oferece um espaço adequado aos servidores que ali trabalham e à comunidade que é atendida. Esse espaço – conquistado com auxílio de muitas instituições públicas, privadas e a própria população local – fora precário. A impossibilidade de ficar no espaço que anteriormente era a Delegacia da cidade, veio com a interdição daquela edificação em função da interdição da Defesa Civil, por causa dos estragos da enchente de março de 2010.

Foi um período difícil, mas que os Policiais Civis não mediram esforços para conseguir atender a demanda da comunidade, com o mínimo de prejuízo possível, mesmo perdendo documentos, instrumentos de trabalho e o próprio espaço físico.

A solução encontrada naquele momento foi registrar as ocorrências Policiais de urgência em uma sala cedida pela Polícia Militar e atender os serviços de trânsito em outra sala cedida pela Prefeitura Municipal, porém os documentos de trânsito e identidades somente poderiam ser emitidos no sistema do DETRAN, com único acesso na Delegacia Regional de São Bento do Sul.

A nova Delegacia de Polícia de Rio Negrinho, através do seu Convênio de Trânsito, investiu o valor de R$ 45.710,50 para estruturar e adaptar o prédio para seu funcionamento normal. A Delegacia Regional de São Bento do Sul disponibilizou os adesivos dos vidros e as placas de sinalização. A Secretaria de Segurança Pública disponibilizou a rede lógica, a rede telefônica e os equipamentos de climatização, além dos móveis novos. Somando tudo, inclusive as doações da comunidade, o valor total do investimento é de aproximadamente R$ 180.000,00 para concluir a nova Delegacia de Polícia da Comarca de Rio Negrinho.

A inauguração contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba; do Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Ávila; do assessor do Delegado Geral, Antônio Marlus Maliverni; da Delegada Regional, Ângela Teresa Roesler; dos Delegados de Polícia da Comarca, Rubens Almeida Passos de Freitas e Odair Rogério Sobreira Xavier; do Prefeito Municipal, Osni José Schroeder; do Presidente da Câmara; do Secretário Regional de Desenvolvimento; de Vereadores; de Secretários municipais; de representantes do Comando da Polícia Militar e do Bombeiro Militar; do Presidente da Associação Comercial; do Presidente da Associação Industrial; Policiais Civis; Policiais Militares; bombeiros e pessoas da comunidade, entre outros.

Um comentário:

  1. Parabens aos Srs. policiais pelo trabalho, e' muito importante aprender a ser amigo dos animais, sao seres vivos e precisam de respeito e tratamento digno. mudar a conciencia no Brasil, nao apenas em relacao aos animais, mais abandono de bebes, em banheiros, bueiros, lata de lixo, nossa o povo precisa acordar e aprender a viver. parabens Srs.

    ResponderExcluir