Delegacia de Polícia Civil - Rua Dom Pio de Freitas, 577 - CEP 89295-000 - Tel. (47) 3644-3722 - Rio Negrinho/SC

terça-feira, 22 de março de 2011

O estresse policial e suas consequências

Na última sexta-feira, a imagem de um policial militar de Joinville-SC, tirando a farda em via pública, foi matéria veiculada em toda a mídia nacional. Muitas pessoas acharam graça, porém a cena é triste. E provavelmente tenha sido resultado do estresse policial.
Não é difícil constatarmos que o trabalho policial é uma das profissões mais estressantes que existem. Além de sua própria natureza, os baixos salários e as inadequadas condições de trabalho colaboram para este quadro. É extremamente comum encontrarmos nas delegacias de polícia funcionários que sofrem de depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade aguda e transtorno bipolar. Acredito que na Polícia Militar a realidade não seja diferente.
Alguns policiais, apesar de todos os sintomas de transtornos psiquiátricos, desconhecem serem portadores de algum distúrbio. Acreditam ser apenas cansaço, desânimo ou estresse. Outros, mesmo sabendo que estão doentes, recusam-se a procurar um psicólogo, temendo serem vítimas de piadas dos próprios colegas ou chefia - como se o servidor estivesse usando uma desculpa para não trabalhar. Ainda, há aqueles que se recusam a afastar-se do serviço por causa do salário, que poderá ser reduzido em até um terço devido às famigeradas horas extras. 
Em 2008, o deputado federal Dr. Talmir (PV-SP) apresentou o Projeto de Lei n. 3405/08, que estabelece a obrigatoriedade do Estado em oferecer exames psicológicos periódicos a policiais e agentes penitenciários. O projeto, apresentado naquele ano, até hoje se arrasta na Câmara dos Deputados.
É absolutamente necessário e urgente que seja dada uma atenção especial a este tipo  de caso, através de medidas preventivas, ainda mais considerando o perigo que representa à sociedade - e ao próprio policial - um indivíduo mentalmente doente portando arma de fogo.

Rubens Almeida Passos de Freitas
Delegado de Polícia Civil
Titular da Comarca de Rio Negrinho-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário