Delegacia de Polícia Civil - Rua Dom Pio de Freitas, 577 - CEP 89295-000 - Tel. (47) 3644-3722 - Rio Negrinho/SC

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Presos quatro suspeitos pela autoria de latrocínio

Hoje pela manhã, a Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul, com o apoio de policiais civis da DPCo de Rio Negrinho, em uma operação coordenada pelo Delegado  Fernando Lúcio Mendes, deram cumprimento a quatro mandados de prisão preventiva, expedidos pelo juízo da Comarca, após representação feita pelo Delegado titular da DIC de São Bento do Sul.

A ocorrência
No dia 11 de dezembro de 2010, próximo dás 06:00 horas da manhã, a vítima, Sérgio Alves Valente, de 35 anos de idade, juntamente com sua companheira, foram até a localidade conhecida por banhados, no bairro Serra Alta, para buscarem a enteada de Sérgio, que estaria fugida de casa, e morando naquele local com o namorado. Ao chegarem na entrada de uma das ruas dos banhados, Sérgio e sua companheira foram abordados por diversos indivíduos que ameaçaram e agrediram fisicamente as vítimas. Com as agressões, as vítimas foram lesionadas. Sérgio Alves Valente, ainda foi golpeado no crânio, provavelmente com uso de pedras. A sua companheira, mesmo agredida, conseguiu fugir do local e pedir ajuda. A Polícia Militar foi chamada ao local. Os Bombeiros socorreram Sérgio, mas devido a gravidade dos ferimentos, esse faleceu ao dar entrada no HMSF.

As investigações
Desde a data do fato, diversas diligências foram efetuadas para apurar a autoria do crime que vitimou Sérgio. Como foram subtraídos um aparelho de telefone celular e pequena quantia em dinheiro, o crime foi investigado como latrocínio, roubo seguido de morte.
Diante das informações existentes e do resultado das diligências realizadas pelos policias civis de São Bento do Sul, foi possível identificar quatro dos envolvidos, no mencionado latrocínio. O Delegado titular da DIC de São Bento do Sul representou ao juízo da comarca pela prisão desses quatro suspeitos, e na última semana, as prisões foram deferidas pelo Juiz titular da 3º Vara Criminal.
Foram presos na operação de hoje, Claudemir de Andrade Colombelli, Vitor da Luz Alves, Jean Carlos de Paula Prass e Ilário da Cruz. Todos foram interrogados sobre o fato, e após os procedimentos policiais, foram recambiados ao Presídio Regional de Mafra.




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Golpes com cheques - conheça os tipos de golpes mais comuns

Os golpes aplicados com cheques são muito comuns, sendo registrados diariamente nas Delegacias ocorrências a respeito. Os comerciantes devem estar atentos e tomar as devidas precauções para não se tornarem vítimas dos estelionatários.

Conheça os tipos de golpes mais comuns aplicados com cheques.

Cheque roubado: um dos golpes mais comuns e que, diariamente, é aplicado. O golpista geralmente é uma pessoa bem apresentável e que, com boa lábia, consegue convencer a vítima de que é um “bom cliente”. Costumam andar bem vestidos e, muitas vezes, estão na posse de veículos caros. Algumas vezes utilizam comparsas, alegando ser esposa, filho, etc, a fim de dar mais credibilidade ao golpe.

Cheque clonado: o golpista, utilizando-se da tecnologia hoje existente, consegue clonar cheques, através de boas impressoras ou até mesmo de alguma gráfica. Ainda há aqueles que conseguem os formulários do próprio banco, comprando tais folhas dos ladrões de banco (“caixeiros”). Muitas vezes os dados constantes no cheque repassado pelo golpista estão corretos, razão pela qual o comerciante acaba aceitando. O golpista, neste caso, costuma também utilizar documentos falsos caso o comerciante solicite.

Cheque de empresa: neste, os estelionatários se unem para abrir uma empresa de “fachada”, geralmente utilizando o nome de “laranjas”. Assim, abrem uma conta para a pessoa jurídica, e passam a efetuar diversas compras no comércio local, geralmente passando cheques prá-datados. Em consulta aos órgãos de proteção, o comerciante dificilmente conseguirá apurar algo contra esta empresa. Após aplicar golpes diversos no comércio local, os estelionatários somem da cidade com toda a mercadoria, que será revendida em outra cidade ou estado.

Cheque para receber troco: golpe antigo e bastante comum. Neste, o estelionatário, utilizando um cheque roubado ou extraviado, repassa um cheque já preenchido no comércio local (geralmente em mercados), em valor mais alto do que a compra, pedindo a diferença em dinheiro.

Cheque sustado: o golpista, utilizando um cheque “bom”, efetua compras em valores altos, geralmente em diversas lojas do comércio local. Par tanto, dá como pagamento vários cheques prá-datados. Em seguida, vai até sua agência e susta as referidas cártulas. Assim, os cheques serão devolvidos pela alínea 21 (cheque cancelado).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Condutor não habilitado vai de carro à Delegacia e termina detido

No data de ontem, M.R.P., 38 anos da idade, compareceu à Delegacia de Polícia Civil a fim de ser interrogado e indiciado em inquérito policial instaurado para apurar crime de violência doméstica. Chegou dirigindo um veículo Monza, na cor cinza.

Policiais civis, em verem o indivíduo no interior da Delegacia, reconheceram-no como sendo o mesmo que havia sido preso em flagrante há poucos dias atrás (25/12/11) por dirigir embriagado e não possuir CNH, sendo colocado em liberdade naquela ocasião após o pagamento de fiança.

Desta forma, após sua saída da Delegacia, policiais civis foram em seu encalço, abordando-o enquanto dirigia tranquilamente o veículo na rua Dom Pio de Freitas, esquina com rua Arnaldo A. de Oliveira. A Polícia Militar foi acionada, comparecendo até o local e lavrando as devidas multas de trânsito. O audacioso motorista foi novamente conduzido à Delegacia para as medidas cabíveis.

Além destes crimes, o mesmo possui antecedentes pela prática de violência doméstica na comarca de Canoinhas/SC, onde foi autuado em flagrante em 2009.