Delegacia de Polícia Civil - Rua Dom Pio de Freitas, 577 - CEP 89295-000 - Tel. (47) 3644-3722 - Rio Negrinho/SC

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Golpes com cheques - conheça os tipos de golpes mais comuns

Os golpes aplicados com cheques são muito comuns, sendo registrados diariamente nas Delegacias ocorrências a respeito. Os comerciantes devem estar atentos e tomar as devidas precauções para não se tornarem vítimas dos estelionatários.

Conheça os tipos de golpes mais comuns aplicados com cheques.

Cheque roubado: um dos golpes mais comuns e que, diariamente, é aplicado. O golpista geralmente é uma pessoa bem apresentável e que, com boa lábia, consegue convencer a vítima de que é um “bom cliente”. Costumam andar bem vestidos e, muitas vezes, estão na posse de veículos caros. Algumas vezes utilizam comparsas, alegando ser esposa, filho, etc, a fim de dar mais credibilidade ao golpe.

Cheque clonado: o golpista, utilizando-se da tecnologia hoje existente, consegue clonar cheques, através de boas impressoras ou até mesmo de alguma gráfica. Ainda há aqueles que conseguem os formulários do próprio banco, comprando tais folhas dos ladrões de banco (“caixeiros”). Muitas vezes os dados constantes no cheque repassado pelo golpista estão corretos, razão pela qual o comerciante acaba aceitando. O golpista, neste caso, costuma também utilizar documentos falsos caso o comerciante solicite.

Cheque de empresa: neste, os estelionatários se unem para abrir uma empresa de “fachada”, geralmente utilizando o nome de “laranjas”. Assim, abrem uma conta para a pessoa jurídica, e passam a efetuar diversas compras no comércio local, geralmente passando cheques prá-datados. Em consulta aos órgãos de proteção, o comerciante dificilmente conseguirá apurar algo contra esta empresa. Após aplicar golpes diversos no comércio local, os estelionatários somem da cidade com toda a mercadoria, que será revendida em outra cidade ou estado.

Cheque para receber troco: golpe antigo e bastante comum. Neste, o estelionatário, utilizando um cheque roubado ou extraviado, repassa um cheque já preenchido no comércio local (geralmente em mercados), em valor mais alto do que a compra, pedindo a diferença em dinheiro.

Cheque sustado: o golpista, utilizando um cheque “bom”, efetua compras em valores altos, geralmente em diversas lojas do comércio local. Par tanto, dá como pagamento vários cheques prá-datados. Em seguida, vai até sua agência e susta as referidas cártulas. Assim, os cheques serão devolvidos pela alínea 21 (cheque cancelado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário