Delegacia de Polícia Civil - Rua Dom Pio de Freitas, 577 - CEP 89295-000 - Tel. (47) 3644-3722 - Rio Negrinho/SC

terça-feira, 3 de julho de 2012

Delegacia especializada em Rio Negrinho


Até o final de maio deste ano, a Polícia Civil instaurou 59 inquéritos policiais, sendo que 28 destes dizem respeito a crimes de violência doméstica ou crimes sexuais, ou seja, 47,5% do total – isto sem contar as prisões em flagrante. 

Os números são preocupantes, e vejo como absolutamente necessária a instalação de uma Delegacia especializada na comarca. 

Em Santa Catarina, nas sedes de Delegacias Regionais existem as especializadas – DPCAMI – que fazem o atendimento às mulheres, crianças, adolescentes e idosos quando vítimas. Pelos números de Rio Negrinho, acredito ser necessária esta instalação. 

Aliás, desta forma, poderíamos tentar com que o efetivo policial da cidade aumentasse: o atendimento seria feito de forma especializada, além de seguirmos todo um protocolo de atendimento, que facilitaria e muito o trabalho da polícia e evitaria constrangimentos por parte da vítima que, por vezes, tem vergonha de comparecer em uma Delegacia para registrar uma ocorrência.

Somente esta semana tivemos 2 casos de violência doméstica que resultaram em prisão em flagrante: no primeiro caso, o marido ateou fogo na residência do casal, e nesta quarta, o marido foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo e ameaça. E tudo isto sem contar os demais registros de Boletim de Ocorrência desta natureza.

A comunidade, através do vereador Julio Ronconi e das entidades que têm apoiado esta iniciativa, tem demonstrado preocupação com a situação. Isto é bom e demonstra que o povo também não suporta mais ver mulheres sendo vítimas de agressões todos os dias. Devemos dar um basta nisto, e espero que toda esta mobilização dê resultados.

Rubens Almeida Passos de Freitas
Delegado de Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário